O que é a conjugação verbal?

A conjugação verbal é um dos aspectos mais importantes da gramática de qualquer língua. Ela se refere à modificação dos verbos de acordo com o tempo, modo, pessoa e número. Em outras palavras, a conjugação verbal determina como os verbos são flexionados para expressar diferentes ações, estados ou eventos. No idioma português, existem três conjugações verbais: a primeira conjugação, que inclui os verbos terminados em -ar; a segunda conjugação, que inclui os verbos terminados em -er; e a terceira conjugação, que inclui os verbos terminados em -ir.

Conjugação verbal no presente do indicativo

O presente do indicativo é um dos tempos verbais mais utilizados na língua portuguesa. Ele é usado para expressar ações que estão ocorrendo no momento da fala, fatos permanentes ou verdades universais. A conjugação verbal no presente do indicativo varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no presente do indicativo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no pretérito perfeito do indicativo

O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorreram em um passado recente. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido das terminações -ei, -aste, -ou, -amos, -astes, -aram. A conjugação verbal no pretérito perfeito do indicativo também varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no pretérito perfeito do indicativo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no pretérito imperfeito do indicativo

O pretérito imperfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorriam em um passado distante, repetidamente ou por um período prolongado. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido das terminações -ava, -avas, -ava, -ávamos, -áveis, -avam. Assim como nos outros tempos verbais, a conjugação verbal no pretérito imperfeito do indicativo varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no pretérito imperfeito do indicativo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no futuro do presente do indicativo

O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorrerão em um momento posterior ao presente. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido das terminações -ei, -ás, -á, -emos, -eis, -ão. A conjugação verbal no futuro do presente do indicativo também varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no futuro do presente do indicativo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no futuro do pretérito do indicativo

O futuro do pretérito do indicativo é um tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorreriam em um momento posterior a um passado já concluído. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido das terminações -ia, -ias, -ia, -íamos, -íeis, -iam. Assim como nos outros tempos verbais, a conjugação verbal no futuro do pretérito do indicativo varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no futuro do pretérito do indicativo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no presente do subjuntivo

O presente do subjuntivo é um tempo verbal utilizado para expressar ações hipotéticas, desejos, dúvidas, possibilidades, entre outros. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido das terminações -e, -es, -e, -emos, -eis, -em. A conjugação verbal no presente do subjuntivo também varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no presente do subjuntivo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no pretérito perfeito do subjuntivo

O pretérito perfeito do subjuntivo é um tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorreram em um passado recente, mas que são incertas, hipotéticas ou irreais. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido das terminações -asse, -asses, -asse, -ássemos, -ásseis, -assem. Assim como nos outros tempos verbais, a conjugação verbal no pretérito perfeito do subjuntivo varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no pretérito perfeito do subjuntivo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no pretérito imperfeito do subjuntivo

O pretérito imperfeito do subjuntivo é um tempo verbal utilizado para expressar ações que ocorreram em um passado distante, mas que são incertas, hipotéticas ou irreais. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido das terminações -asse, -asses, -asse, -ássemos, -ásseis, -assem. A conjugação verbal no pretérito imperfeito do subjuntivo também varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no pretérito imperfeito do subjuntivo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no imperativo

O imperativo é um modo verbal utilizado para expressar ordens, pedidos, conselhos, entre outros. Ele não possui conjugação para a primeira pessoa do singular (eu) e a terceira pessoa do singular (ele/ela). A conjugação verbal no imperativo varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no imperativo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no infinitivo

O infinitivo é uma forma nominal do verbo que não indica tempo, modo, pessoa ou número. Ele pode ser utilizado como substantivo, adjetivo ou advérbio. A conjugação verbal no infinitivo não varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no infinitivo para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no gerúndio

O gerúndio é uma forma nominal do verbo que indica uma ação em andamento. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido da terminação -ndo. A conjugação verbal no gerúndio não varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no gerúndio para cada uma das três conjugações.

Conjugação verbal no particípio

O particípio é uma forma nominal do verbo que indica uma ação concluída. Ele é formado pelo radical do verbo, seguido da terminação -ado (para os verbos da primeira e segunda conjugações) ou -ido (para os verbos da terceira conjugação). A conjugação verbal no particípio também não varia de acordo com a conjugação do verbo. A seguir, apresentaremos as conjugações verbais no particípio para cada uma das três conjugações.